Com o objetivo de conhecer as instalações e padronização de procedimentos para a devolução de produtos agrotóxicos vencidos, os Fiscais Estaduais Agropecuários visitaram a sede da Central de Devolução de Embalagens de Agrotóxicos do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), situada no município de Giruá, interior do RS.
Durante a visita, os Fiscais Estaduais Agropecuários trataram da padronização de procedimentos para a devolução de produtos agrotóxicos vencidos pelos agricultores, uma vez que se trata de uma novidade. Antes, os agricultores tinham que efetuar o contato com o fabricante, para que este fizesse o recolhimento das embalagens.
O inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) é uma entidade sem fins lucrativos criada por fabricantes de agrotóxicos com o objetivo de promover a correta destinação das embalagens vazias de seus produtos. Está sediado em São Paulo e integra o Sistema Campo Limpo, no qual atua como núcleo de inteligência e é responsável pela operacionalização da logística reversa das embalagens em todo o país.
Participaram da visita os Fiscais Estaduais Agropecuários Silvia Wolski , Elizandra Pavanello e Adilson Bacelar (Regional Seapi São Luiz Gonzaga), Aline Londero e Dênis Schapanski (Regional Seapi Santa Rosa), Márcio Alburquerque e André Ebone (Regional Seapi Ijuí).