Mais de três toneladas de queijo impróprio para consumo são apreendidos pelos Fiscais Estaduais Agropecuários

873

Em ação rotineira de fiscalização, um Fiscal Estadual Agropecuário apreendeu mais de três toneladas de queijo impróprio para consumo. A ação ocorreu na última quinta-feira (17/05).

A empresa foi autuada por industrializar e estocar, para fins comerciais, alimentos impróprios ao consumo e com riscos para a saúde pública.

O queijo encontrado pelo Fiscal Estadual Agropecuário estava completamente mofado. Se ingerido, o produto, que estava impróprio para consumo, pode causar a DTA (Doença transmitida por alimentos) e pode gerar vômito, diarreia, febre, mal estar, dor no corpo, além de aflatoxina, uma microtoxina produzida por espécies de fungos que pode gerar problemas graves no fígado.

Em casos de pessoas com imunidade baixa ou imunodeprimidos, a ingestão de um produto como o queijo apreendido pode ser grave e levar a morte.

Rotineiramente, segundo o presidente da Afagro, Antônio Augusto Medeiros, os Fiscais Estaduais Agropecuários realizam operação de fiscalização ou mediante denúncia anônima, como forma de zelar pela saúde da população, evitando que alimentos impróprios para o consumo ou fora dos padrões sanitários e de saúde pública sejam comercializados e ingeridos.

Compartilhe:
Categorias neste artigo
WhatsApp chat