Em dia de campo, os Fiscais Estaduais Agropecuários realizaram, em Centenário, no interior do Rio Grande do Sul, palestras com orientações e treinamentos para o manejo com agrotóxicos.
Na ocasião, foi propiciada aos participantes a forma correta para a armazenagem de agrotóxicos e a correta utilização do produto.
Enquanto isso, segue em debate na Câmara Federal a lei que flexibiliza a utilização de agrotóxicos. Depois de cinco horas de intensa discussão, a Comissão Especial responsável por avaliar o projeto de lei teve as atividades suspensas, na tarde desta terça-feira (19/06), porque começou no plenário da Câmara dos Deputados a ordem do dia. As comissões da Câmara não podem funcionar enquanto houver votação no plenário.
Os deputados contrários ao projeto trataram o adiamento como uma vitória, e prometem questionar o projeto no Supremo Tribunal Federal (STF) caso o relatório do deputado Luiz Nishimori (PR-PR) seja aprovado.
Esta é a quarta vez que a votação é adiada. A bancada ligada ao meio ambiente tem encontrado apoio de artistas, intelectuais e de órgãos públicos como a Anvisa e de entidades como Afagro e Instituto Nacional do Câncer. Também há forte rejeição ao projeto dentro do Ministério da Saúde e do Ministério do Meio Ambiente.