Pensando em promover o engajamento da categoria, a Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul (Afagro) lançou, nesta quinta-feira (4/4), uma campanha de valorização dos profissionais que atuam na função. O objetivo da iniciativa, que envolverá diversas ações, é destacar a importância do trabalho dos fiscais estaduais agropecuários para a qualidade dos alimentos, para a sanidade animal e para a saúde da população gaúcha.
A primeira etapa da campanha consiste na realização de um concurso de fotografia amadora destinado aos fiscais estaduais agropecuários associados à Afagro. O regulamento detalhado, com todas as informações sobre como participar, será divulgado em breve. Nesta fase, o objetivo é passar à sociedade a imagem de uma categoria comprometida com a qualidade e a segurança do alimento que chega até a mesa dos gaúchos.
“Queremos promover o engajamento dos fiscais para que mostrem ações positivas da rotina da fiscalização agropecuária por meio de fotos do dia a dia”, explica o presidente da Afagro, Antonio Augusto Medeiros. O dirigente ressalta que, neste caso, o foco é contemplar e registrar o que está correto. Desta forma, também será possível atingir outro objetivo da campanha, que é aproximar a fiscalização agropecuária do consumidor e conscientizá-lo sobre a importância da atuação efetiva destes profissionais.
Na segunda etapa, está prevista uma série especial de entrevistas. As peças gráficas impressas e digitais com a identidade visual da campanha, para distribuição nas Inspetorias de Defesa Agropecuária (IDAs) e publicação em redes sociais, completam a iniciativa. Para contribuir e se engajar na campanha, basta compartilhar o material e também usar as hastags #AfagroEmAcao e #afagrors nas postagens que mostrem a sua rotina de trabalho.
Na avaliação de Medeiros, o momento requer união. “Precisamos valorizar e projetar a Afagro com o que nos une, que é o nosso trabalho. Se não tivermos este engajamento, nós vamos ser atropelados”, alerta o dirigente sobre a necessidade de mobilização frente ao cenário que indica tentativa de retirada de direitos dos servidores públicos em geral.