O grande vencedor do 1º Concurso de Fotografia Amadora da Afagro foi o fiscal estadual agropecuário Carlos André Roani, autor da foto “Fiscalização de uso de agrotóxicos – DISA“. A imagem conquistou o 1º lugar na categoria Melhor Foto. Natural de Santa Maria, o servidor atua em Caxias do Sul e conta que sempre gostou de fotografia. Para o fotógrafo da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Fernando Dias, que integrou a comissão julgadora do concurso, a imagem representa o contraste entre a beleza das flores e do vinhedo com a aplicação de agrotóxicos, demonstrando o olhar atento de quem registrou a cena.
O 2º lugar foi para o fiscal estadual agropecuário Filipe Pacheco Ziemann, autor da fotografia “Fiscalização de vacinação contra febre aftosa“. A imagem retrata um boi de canga usado para puxar cargas de banana nos Morros de Mampituba, trabalho que está lentamente desaparecendo, substituído por tração motorizada. “O proprietário prefere vacinar atrás da escápula para não machucar o animal quando ele for usar a canga”, conta Ziemann. Além da beleza, a imagem expressa a preocupação e o cuidado com o bem estar animal.
Ainda na categoria Melhor Foto, o 3º lugar foi para a fiscal estadual agropecuária Rita Antochevis, autora da fotografia “Embalagens de agrotóxicos descartadas irregularmente no canal de irrigação“. Segundo Dias, é uma imagem conceitual que revela a preocupação do fiscal agropecuário não somente com as suas atividades mas também com a preservação do ambiente.
Além do 1º, 2º e 3º lugares, a comissão julgadora decidiu conceder três menções honrosas na categoria Melhor Foto. Receberam a distinção a fiscal estadual agropecuária Marcia Conte, pela fotografia “Vigilância ativa para febre aftosa, contagem oficial do rebanho bovino realizada à cavalo visando o bem estar dos animais“; a fiscal estadual agropecuária Marina Ferrasso, pela fotografia “Colheita de material biológico em atividade de vigilância passiva do programa nacional de erradicação e prevenção da febre aftosa“; e a fiscal estadual agropecuária Elene Langwieler Motta, pela fotografia “Banho de aspersão pré-abate“.
Na categoria Foto Mais Curtida, a vencedora do 1º Concurso de Fotografia Amadora foi a fiscal estadual agropecuária Raquel Conceição Cannavô Da Silva, autora da foto “Inspeção ante mortem de ovinos“, que recebeu mais de 200 curtidas.
O concurso registrou mais de 40 fotografias inscritas, de 20 participantes. Além do troféu, os vencedores de cada categoria receberão como prêmio uma estadia de duas noites na Serra gaúcha, durante um final de semana, com direito a acompanhante.
Foto: André Corrêa