Está aberta até quinta-feira (18/7) consulta pública para que a sociedade participe ajudando a decidir quais são as prioridades do Estado para o Plano Plurianual (PPA) no período de 2020 a 2023. Por meio desta ferramenta, os cidadãos podem ajudar a definir quais serão as diretrizes e os principais investimentos nos próximos quatro anos. Neste sentido, a Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul (Afagro) está mobilizada para que toda a categoria participe. Todas as manifestações são bem-vindas. Por isso, a entidade convida os demais interessados na área da produção agropecuária a participarem da consulta pública.
“Queremos que seja incluído no PPA a temática fiscalização e defesa agropecuária”, diz o presidente da Afagro, Antonio Augusto Medeiros. A ideia é mobilizar fiscais estaduais agropecuários de todas as regiões do Estado por meio do envio de relatos que manifestem as demandas locais. Desta forma, será possível chamar a atenção do governo do Estado para a necessidade de mais recursos para o setor, sobretudo em um momento no qual a atividade demonstra sua importância para avanços como a retirada da vacina contra a febre aftosa, medida que irá viabilizar o acesso a mercados mais exigentes.
Passo a passo
- Para participar, basta acessar o site http://www.pesquisa.planejamento.rs.gov.br/index.php/733828 e informar alguns dados como e-mail, CPF e município de residência.
- Na sequência, organize os programas por ordem de importância, arrastando um a um para a coluna do lado direito.
- Escolha o programa Campo em Ascensão como prioridade, deixando-o no topo da lista.
- Logo abaixo, utilize o espaço destinado aos comentários e sugestões. Para facilitar a mobilização, a Afagro sugere o seguinte texto, que você pode copiar e colar, bem como adapta-lo:
Sou fiscal estadual agropecuário e conheço a realidade da minha região e do meu Estado. Para aprimorar a fiscalização e a defesa agropecuária precisamos de mais investimento em infraestrutura e, sobretudo, em pessoal. Somente com mais recursos para a nossa atividade, fundamental para a economia do RS, é que poderemos garantir a sanidade dos animais e das plantações, bem como a qualidade dos alimentos e a saúde da população gaúcha. - Antes de clicar em “Próximo”, confira se o programa Campo em Ascensão está como Prioridade 1.
- Na próxima e última etapa, você poderá definir mais prioridades para cada um dos programas. No Campo em Ascensão, a sugestão da Afagro é selecionar o primeiro item, conforme abaixo:
✔ Melhoria dos controles da sanidade vegetal e animal na produção agropecuária.
⇒ Se você não é fiscal estadual agropecuário, mas apoia a nossa atividade, acesse o site e nos ajude a mostrar a importância da fiscalização e da defesa agropecuária. Abaixo, a sugestão de texto para substituir a versão mencionada acima:
Eu acho importante o trabalho da fiscalização agropecuária. Para aprimorar as ações de defesa agropecuária precisamos de mais investimento em infraestrutura e, sobretudo, em pessoal. Somente com mais recursos para esta atividade, fundamental para a economia do RS, é que poderemos garantir a sanidade dos animais e das plantações, bem como a qualidade dos alimentos e a saúde da população gaúcha.