A Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul (Afagro) é uma das entidades que compõe a Frente dos Servidores Públicos (FSP), consolidada nesta terça-feira (8/10), em reunião na sede do CPERS – Sindicato dos Professores e Funcionários de Escola do RS. Na ocasião, dirigentes de sindicatos e entidades representativas do funcionalismo gaúcho selaram uma nova unidade para enfrentar a conjuntura de ataques aos direitos dos servidores públicos e à sociedade.
“A unidade dos servidores é muito importante neste momento, pois o projeto do governo atingirá a todos, ativos e inativos. A prestação de serviços públicos também será afetada e toda a população deve estar atenta”, alerta a diretora da Afagro, Ângela Antunes, sobre a reforma administrativa proposta pelo governador Eduardo Leite. O presidente da Afagro, Antonio Augusto Medeiros, acrescenta que a medida penaliza todas as carreiras. É por este motivo que a Frente dos Servidores Públicos (FSP) vai organizar um calendário de mobilizações conjuntas.
A primeira ação está marcada para a próxima terça-feira (15/10), no Dia do Professor, quando as entidades somarão forças ao ato convocado pelo CPERS, com concentração às 10h na Praça da Matriz. Entre as reivindicações da FSP, está o respeito às conquistas históricas das categorias, o fim dos atrasos no pagamento dos salários e reajuste da inflação acumulada nos últimos cinco anos.
Além do funcionalismo estadual, o grupo também é composto por servidores(as) federais e municipais, e convoca outras entidades a se somar à Frente dos Servidores Públicos. Integram a primeira formação: ADUFRGS, AFAGRO, ASSUFRGS, CEAPE, CPERS, SEMAPI, SIMPE-RS, SINASEFE, SINDICAIXA, SINDJUS/RS, SINDPERS, SINDSEPE/RS, SINPRO/RS e UGEIRM.
Texto: Assessoria de comunicação Afagro com informações do Cpers
Fotos: Luiz Damasceno/Comunicação Cpers