Nesta segunda-feira (29/11), o presidente da Afagro, Richard Alves, se reuniu com a secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Silvana Covatti, para tratar sobre a minuta do projeto de lei que cria o quadro de fiscais agropecuários. A titular da pasta se mostrou receptiva e se comprometeu em agilizar o andamento do processo.
“É uma causa justa, vocês merecem”, comentou a secretária, afirmando ser parceira dos servidores neste pleito. “Podem contar comigo”, disse. A ideia dar agilidade e impulsionar o pleito dos servidores da categoria. De acordo com Silvana, a ideia é enviar o projeto ainda este ano para a Casa Civil.
O presidente da Afagro agradeceu a receptividade da secretária e recordou que esta é uma reivindicação antiga dos fiscais estaduais agropecuários. A minuta de projeto de lei tramita há mais de cinco anos na Seapdr. No entanto, o pleito já tem quase duas décadas. A luta pela criação do cargo de fiscal estadual agropecuário começou em 2002, quando os servidores da fiscalização agropecuária da categoria se uniram e criaram a Afagro.
Também participaram do encontro o fiscal estadual, diretor do Departamento de Defesa Vegetal, e a coordenadora da Diretoria Geral (DG), Scheila Silva. No início de novembro, logo após assembleia realizada pela Afagro para tratar do tema, a minuta saiu do Departamento de Defesa Agropecuária (DDA) e foi encaminhada para a DG da Seapdr.