Fiscais agropecuários capacitam citricultores a identificar sintomas do greening

1301

Citricultores de São José do Hortêncio, Maratá e Alto Feliz, no Vale do Caí, receberão a capacitação Estratégias de Prevenção ao Greening nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. Esta é a segunda rodada de treinamentos organizada por servidores da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) em parceria com a Emater. As palestras serão ministradas pelo fiscal estadual agropecuário Alonso Duarte de Andrade.

Além do curso, o reforço das ações de vigilância ativa nos postos de divisa e a fiscalização de trânsito nos pontos alternativos de entrada no Estado estão entre as estratégias de enfrentamento à doença, explica Alonso. Até agora, 400 produtores de citros e empresários do ramo da citricultura passaram pelo treinamento. A primeira rodada de capacitações ocorreu em dezembro.

A fiscal estadual agropecuária Rita Antochevis, chefe da Divisão da Defesa Vegetal da Seapi, reforça que a fiscalização agropecuária segue fazendo o monitoramento da doença nas regiões produtoras. Conforme a servidora, de dez amostras suspeitas coletadas em 2022, nenhuma foi positiva para o greening.

Para março, já está prevista uma terceira rodada de palestras para citricultores de municípios da região do Alto Uruguai. A ideia também é intensificar os treinamentos no Vale do Caí. O objetivo é conscientizar o setor sobre os impactos do greening e ensinar os participantes a tomarem os cuidados necessários para evitar a entrada da doença.

Agenda – capacitações greening

São José do Hortêncio
15/02 (quarta-feira) – 19h30
Local: Ginásio Municipal (refeitório)

Maratá
16/02 (quinta-feira) – 19h30
Local: Parque Oktoberfest

Alto Feliz
17/02 (sexta-feira) – 19h
Local: Câmara de Vereadores

Compartilhe:
Categorias neste artigo
WhatsApp chat