Diretoria da Afagro reafirma pleitos da categoria para o secretário adjunto

800

O secretário adjunto da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Márcio Madalena, recebeu a diretoria da Afagro nesta terça-feira (25/4) à tarde. A agenda foi solicitada pela associação com o objetivo de apresentar as pautas prioritárias da categoria à nova gestão: o projeto de criação do quadro de fiscais estaduais agropecuários e a ampliação da Gratificação de Estímulo à Defesa e ao Fomento Agropecuário (GDEFA). A intenção do encontro também foi retomar o andamento dos dois projetos.

O presidente da Afagro, Richard Alves, falou sobre as contribuições recentes da categoria para conquistas históricas como a retirada da vacina contra a febre aftosa e o controle da deriva do agrotóxico 2,4-D. Apesar da importância sanitária e econômica do trabalho realizado pelos fiscais estaduais agropecuários, ressaltou o dirigente, a secretaria tem perdido servidores para outras instituições públicas com melhores remunerações, como Ministério da Agricultura, Cidasc, Adapar e universidades.

“O aumento da GDEFA amenizaria a defasagem salarial”, explicou o presidente a Madalena. O secretário adjunto fez perguntas para entender no detalhe as reivindicações da Afagro. “Seria uma forma de reconhecer uma categoria que traz muito lucro para o setor. É uma questão de justiça”, argumentou a advogada Kalin Rodrigues, assessora jurídica da associação. Também participaram da reunião a primeira secretária da Afagro, Fátima Miranda D’Avila Pereira, e o conselheiro Pablo Fagundes Ataide.

Márcio Madalena se comprometeu a passar os pleitos da categoria para o secretário Giovani Feltes. Com mais de 300 páginas, o projeto do quadro de fiscais estaduais agropecuários tramita na casa desde 2016. Já o projeto que amplia a GDEFA foi aberto em 2021 e está com Feltes desde fevereiro deste ano. Por fim, Fátima comentou ainda sobre a demanda pela carteira funcional que identifique os servidores da pasta nas atividades externas, mecanismo previsto na legislação. Processo que prevê a instituição da carteira funcional tramita desde 2020.

Foto: Bruna Karpinski

Compartilhe:
Categorias neste artigo
WhatsApp chat