Na tarde desta quinta-feira (25/7), a diretoria da Afagro reuniu-se com a secretária de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans, e com o secretário adjunto da Casa Civil, Gustavo Paim. Os dirigentes formalizaram os pleitos dos Fiscais Estaduais Agropecuários em relação ao projeto de reestruturação das carreiras elaborado pelo governo do Estado. O encontro ocorreu no Forte Apache, conhecido também como Palácio do Ministério Público, no Centro Histórico de Porto Alegre.
O presidente da Afagro, Paulo Ferronato, o vice-presidente da associação, Giuliano Suzin, e o conselheiro Jeferson Barcelos Morais explicaram as especificidades da função. Danielle e Paim receberam os pedidos de ajustes da Afagro e reafirmaram que a nova versão da proposta seria protocolada ainda nesta quinta-feira na Assembleia Legislativa. A partir disto, o projeto deve ser votado na próxima semana, mais provavelmente a partir de terça-feira (30/7).
No início da tarde, os diretores da associação também estiveram no gabinete do deputado Elton Weber (PSB) para detalhar as reivindicações da categoria em relação ao projeto de reestruturação e pedir apoio. Na quinta e sexta da semana passada (18 e 19/7), a diretoria da Afagro intensificou a articulação na Assembleia Legislativa e já havia conversado com o assessor jurídico do parlamentar.
Em dois dias, os diretores da Afagro visitaram o gabinete de dez deputados: Frederico Antunes, Issur Koch e Silvana Covatti (PP); Luiz Fernando Mainardi, Miguel Rossetto e Zé Nunes (PT); Matheus Gomes (Psol); Luiz Marenco (PDT); Elton Weber (PSB) e Rodrigo Lorenzoni (PL). O pleito pela valorização da carreira dos Fiscais Estaduais Agropecuários tem recebido apoio tanto dos parlamentares quanto das entidades que representam o setor produtivo.
Fotos: Bruna Karpinski