Richard Alves, presidente da Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul (Afagro) *
A confirmação dos primeiros casos de varíola dos macacos, em SP, RS e RJ, somada à experiência da pandemia de coronavírus e a iminência da chegada de novas epidemias, nos faz ver a urgência de aplicação do conceito de saúde única. Isto porque, tanto na Covid-19 quanto na varíola dos macacos, o vírus é transmitido aos humanos a partir dos animais.
Saúde única é um conceito multidisciplinar com três pilares fundamentais: saúde humana, saúde animal e saúde do meio ambiente. Problemas e soluções são analisados de forma conjunta nas três esferas, unindo diversas áreas do conhecimento. Médicos, enfermeiros, biólogos, engenheiros agrônomos e florestais, veterinários e outras profissões estão aptas a atuar com esta abordagem. A saúde não pode ser pensada de forma isolada.
Um exemplo é o uso indiscriminado de antibióticos e a resistência microbiana a esses fármacos, tanto em humanos quanto na produção animal, onde medicamentos são utilizados de forma preventiva em sistemas intensivos. Sem o controle do uso, os antibióticos são consumidos de forma indireta pelos seres humanos por meio da alimentação. Desta forma, as pessoas desenvolvem bactérias super-resistentes.
Podemos fazer esta mesma análise na relação entre o monocultivo da soja, que utiliza grandes quantidades de agrotóxicos, e o ambiente. Neste processo, morrem milhares de abelhas e diversas outras espécies de insetos, o que impacta na polinização e desequilibra o ecossistema. Outro exemplo é o desmatamento. Nas duas situações, alguns animais, como os morcegos, abandonam estes locais para sobreviver e deixam de cumprir a sua função, que era predar pragas que afetam culturas e os humanos.
Há uma relação entre diversas áreas de conhecimento, que deveriam atuar mais integradas pela saúde pública. Essa é uma das premissas dos fiscais estaduais agropecuários, servidores públicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, enquanto categoria formada por trabalhadores com diversas formações. Aplicar o conceito de saúde única na prática para que se consiga resolver problemas causados pelo próprio ser humano é um de nossos desafios.
* versão original publicada no jornal Zero Hora, na edição impressa de fim de semana (25 e 26/6/2022)