As entidades que representam os fiscais estaduais agropecuários e os analistas agropecuários florestais cobraram a instalação de unidade do Proser na Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). Em ofício anexado nesta quarta-feira (15/3) ao processo eletrônico (PROA), a Afagro, a Assagra e o Sintergs solicitaram que o secretário Giovani Feltes dê andamento do pedido de lotação de psicóloga(o) na sede central.
O pedido foi feito no início de outubro de 2022 ao secretário Domingos Antonio Velho Lopes. Passados cinco meses, o PROA referente à demanda retornou sem ser atendido.
Nos anos de 2020 e 2021, os servidores que atuam no Proser ofereceram o serviço a todas as secretarias do Estado, entre elas a Seapi. Contudo, lamentavelmente nunca receberam resposta dos gestores da Agricultura sobre a oferta.
O Proser – Programa de Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul realiza constantemente ações voltadas à promoção do bem-estar físico e mental dos servidores, tanto no aspecto individual, quanto nas relações coletivas de trabalho, refletindo em qualidade nas atividades laborais e nas relações interpessoais. A iniciativa existe desde 2017 (decreto 53.453).