Em assembleia geral extraordinária virtual realizada na manhã desta sexta-feira (29/10), os associados da Afagro aprovaram dar prosseguimento ao projeto de criação do quadro de fiscais estaduais agropecuários com as alterações apresentadas. Foram duas horas e meia de apresentação, esclarecimento de dúvidas e alerta dos riscos. A assembleia chegou a registrar a presença de 140 participantes. Cerca de 100 associados se mantiveram presentes durante quase todo o tempo da reunião. Ao final, 82 foram favoráveis e 22 contrários.
A apresentação da advogada Kalin Rodrigues durou aproximadamente uma hora e meia. A assessora jurídica da Afagro fez um retrospecto do teor do projeto e apresentou os ajustes, defendendo que na parte jurídica está garantido que o quadro permanecerá com as gratificações em continuidade com o que já é recebido hoje pela categoria. A fiscal estadual agropecuária Rosane Collares, diretora do Departamento de Defesa Agropecuária, se manifestou e afirmou o comprometimento do governo do Estado com a criação do quadro com as garantias necessárias para que não haja perda de direitos.
Após muitas manifestações, ao final da assembleia, o presidente da Afagro, Richard Alves, agradeceu a presença de todos e fez questão de registrar a necessidade de diálogo com a atual gestão da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. “Reafirmo a importância de a diretoria da associação ser recebida pela secretária Silvana Covatti”, disse o presidente da Afagro, Richard Alves, sobre o apoio político para lograr a efetiva valorização da categoria com a criação do quadro. “Isso ajudaria a mostrar que o governo trabalhará em conjunto com a associação para tirar o quadro do papel”, acrescentou o presidente.