Nesta quinta-feira (4/4), a diretoria da Afagro reuniu-se com o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Giovani Feltes. No encontro, que durou cerca de uma hora, os dirigentes expuseram as demandas dos Fiscais Estaduais Agropecuários e falaram sobre a defasagem salarial e falta de atratividade das carreiras da Seapi, o que enfraquece também a instituição.
Os diretores da Afagro falaram sobre a evasão constante de servidores que deixam a função devido à falta de perspectiva e sobre as saídas que ainda estão por ocorrer em razão dos concursos públicos previstos para este ano. Alertaram que algo precisa ser feito para que a carreira seja mais atrativa e, assim, seja possível reter os talentos.
O titular da pasta se dispôs a interceder junto à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) para que a diferenciação que os servidores almejam seja contemplada no projeto de reestruturação das carreiras que está em elaboração pelo governo do Estado. Neste sentido, ficou acordado o trabalho conjunto entre Afagro e Seapi junto à SPGG.
Feltes também se comprometeu a reavaliar os processos que já tramitam na Seapi, ficando acertado uma nova conversa sobre essas propostas. O secretário considerou que as demandas da categoria são justas e vai trabalhar por elas.
Participaram da reunião o presidente da Afagro, Paulo Ferronato, a primeira-secretária Alessandra Krein, o conselheiro Jeferson Barcelos Morais e a advogada Kalin Rodrigues, assessora jurídica da associação. O Fiscal Estadual Agropecuário Willian Smiderle, supervisor regional de Caxias do Sul, acompanhou o encontro.
Foto: Cassiane Osorio/Seapi