Na última semana, com a participação dos fiscais agropecuários do RS, a Força-Tarefa do Programa Segurança Alimentar realizou uma das maiores apreensões de alimentos irregulares em um só local, desde o início das atividades do grupo, no ano de 2015.
Realizada na terça-feira (10/04), a operação recolheu e inutilizou mais de 10 toneladas de alimentos em um supermercado de Guaíba.
Além do alvará sanitário do mercado estar vencido, no local foram encontrados alimentos fora da temperatura adequada e sem procedência, embalagens estragadas, roídas por animais e rasgadas.
Muitos produtos fora do prazo de validade também foram identificados pelos agentes, alguns vencidos há mais de cinco anos e em decomposição. Havia também alimentos podres, com moscas, baratas e ratos (vivos e mortos) e diversos problemas de infraestrutura e falta de higiene.
Já no início de abril, quatro estabelecimentos de Rolante, interior do RS, foram fiscalizados e dois deles interditados durante ação que teve a participação dos fiscais estaduais agropecuários.
No total, foram recolhidas e inutilizadas cerca de 1,6 toneladas de alimentos impróprios ao consumo.