A Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul (Afagro) é formada por profissionais que prestaram concurso público para o cargo de fiscal estadual agropecuário e são servidores do Estado. É, portanto, uma entidade que representa esta categoria, ligada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS (Seapdr).
Os fiscais estaduais agropecuários têm formação em Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária. É uma atividade de nível superior, que envolve defesa sanitária animal e vegetal, inspeção agropecuária, fiscalização de produtos e subprodutos de origem animal e vegetal, bem como de insumos agropecuários.
Atualmente, a Seapdr tem 292 fiscais estaduais agropecuários na ativa, alguns em Porto Alegre e os demais no Interior do Estado. O número de servidores que atua na fiscalização agropecuária do RS vem reduzindo constantemente por conta de aposentadorias e também devido ao abandono da função, decorrente da falta de valorização da atividade.
A Afagro tem 302 associados, entre engenheiros agrônomos, engenheiros florestais e médicos veterinários na ativa e servidores aposentados.
* Dados levantados pela Afagro em abril, maio e junho de 2020.